A Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) por meio do presidente em exercício, Sandro Sarkis, foi até a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Casa Civil do Governo do Estado do Amazonas, para solicitar a publicação imediata do Decreto Governamental referente à promoção da Polícia Civil.

O presidente em exercício da Adepol-AM foi recebido pelo chefe técnico da casa civil, Lourenço Braga, o qual explicou, o porquê da nova consulta feita à Secretaria de Administração e Gestão (SEAD) e, por último à PGE.

A PGE já se manifestou em favor da legalidade e prosseguimento do feito, observados os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal do Estado do Amazonas e encaminhando os autos para a apreciação do Chefe do Poder Executivo, Amazonino Mendes.

Segundo o presidente em exercício da Adepol-AM, Dr. Sandro Sarkis, esta reunião é o resultado das atividades que a entidade vem realizando no decorrer dos anos para defender a classe dos delegados. “A Adepol-AM continuará vigilante na movimentação dos autos, a fim de que sejam cumpridos na íntegra as melhorias garantidas à classe”, salientou Sarkis.

De acordo com análise feita pela SEAD em que consta no parecer da PGE, o impacto anual da promoção aos ativos é de R$ 17.916.407, 16 (Dezessete milhões, novecentos e dezesseis mil, quatrocentos e sete reais e dezesseis centavos) e para os inativos que fazem jus R$ 864.117,25 (Oitocentos e sessenta e quatro mil, cento e dezessete reais e vinte cinco centavos), totalizando o valor de R $ 18.780.524,41 (Dezoito milhões, setecentos e oitenta mil, quinhentos e vinte e quatro reais e quarenta e um centavos) ao executivo.

Vale ressalta que na última reunião ocorrida no mês de dezembro de 20017 com o vice-governador e secretário de segurança pública do Estado do Amazonas, Bosco Saraiva, havia dito que a promoção sairia ainda em dezembro de 2017, mas, lamentavelmente, isso não aconteceu. Aumentando ainda mais a expectativa da progressão aos servidores da PC-AM.

Entenda o caso

A Progressão Funcional, da Polícia Civil do Estado do Amazonas, está prevista no Artigo 31, parágrafos 1º e 2º, da Lei nº 2.235/1993, que dispõe sobre o Sistema de Promoção da Polícia Civil do Estado do Amazonas aos servidores, nos critérios de merecimento e antiguidade intercalados.

A Adepol-AM foi a entidade pioneira na propositura oficial em setembro de 2014 e, reitera que, sempre esteve comprometida com a promoção e a valorização das carreiras policiais. Em especial a dos Delegados de Polícia, pois representa a maioria dos mesmos no Estado do Amazonas, congregando delegados de todas as classes e trabalhando ininterrupta e dedicadamente para o desenvolvimento pleno da carreira.

Para o Delegado Sandro Sarkis, tudo isso só está sendo possível por haver união das classes da Polícia Civil do Amazonas. “Este esforço para que a promoção da PC-AM seja publicada, é fruto da união e empenho das entidades de classes, nas tratativas de execução deste processo”, afirma Sandro. “A luta pela a valorização dos Policiais Civis, já dura uma década. Nós da Adepol-AM, temos o dever de lutar pela garantia plena e pela valorização dos direitos com esta promoção dos Policiais”.

Neste sentido, a Adepol-AM ratifica o compromisso com a classe em levar de forma clara e objetiva sobre o andamento do processo da promoção e zela pela transparência e legalidade de todos os atos que influenciem a classe de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas, encontrando-se sempre vigilante a qualquer ato que atente contra a dignidade profissional e humana.

 

ASCOM ADEPOL-AM

(92) 3232-3962/ 98421-3802

imprensa.adepolam@gmail.com/ imprensa@adepolam.org.br

Facebook/ Instagram/ twitter: @adepolam

Site: www.adepolam.org.br