O Programa Delegado Legal da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol/AM) levou nesta quarta-feira (17/10), a palestra de Combate ao Uso de Drogas, para mais de 100 alunos de 6º ao 9ºano da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, localizada na Avenida Airton Sena, 80, bairro Tarumã, zona oeste.

Alunos da manhã na Escola Municipal Antônia Medeiros

Com o objetivo promover ações preventivas, sob as diversas formas das drogas licitas e ilícitas, as delegadas de polícia, Josenildes Baeta e Márcia Araújo, tiveram um diálogo interativo com alunos sobre o mal que as drogas causam no corpo e na vida das pessoas.

Delegada Josenildes Baeta

Segundo a delegada Josenildes Baeta, que conversou com os alunos pela manhã, disse que a palestra do programa “Delegado Legal” visa prevenir aquele jovem. “ As nossas palestras são bem didáticas para mostrar a aquele estudante que pode ser um vínculo de combater ao uso de drogas dentro da própria escolar”, disse a delegada.

Além do tema “Combate ao Uso de Drogas, as delegadas puderam falar um pouco sobre suas carreiras de delegadas e de temas como, bullying e violência sexual contra crianças e adolescentes.

Para o gestor da Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, Arnaldo Lima, o programa “Delegado Legal” é muito importante para todas as instituições de ensino. “O Delegado Legal, além de levar prevenção aos estudantes, ele buscar conscientizar estes jovens para o uso e abuso das drogas e de como combater elas dizendo “Não” como foi mostrado no vídeo para os alunos”, informou o gestor.

Desde que foi criado o programa “Delegado Legal”, alcançou mais de 200 mil crianças, com palestras informativas e atividades socioeducativas. Já chegou a mais de 35 municípios, com a distribuição de 350 mil cartilhas no Estado, por meio dos delegados.

Leitura da Cartilha do Delegado Legal

De acordo com o Presidente da Adepol-AM e coordenador do programa, Delegado Mário Aufiero, os atos destas problemáticas que ferem as crianças que passam por isso podem se tornar adultos com sentimentos negativos, viciados e até agressivos. “Diante do grande índice de violência envolvendo criança, mulheres e idosos o Projeto ‘Delegado Legal’ foi criado visando atender as reivindicações da sociedade no combate a proliferação de violência com a finalidade de destacar a importância da Polícia Civil no trabalho preventivo com as crianças e suas famílias abordando temas diversos através de palestras, como foi este “Combate ao Uso de Drogas” de forma dinâmica e outras formas interventivas”, disse Aufiero.

Delegada Márcia Araújo

A delegada Márcia Araújo que conversou com os alunos no período da tarde, salientou que esta conversa precisa ser estendida também em casa e agradeceu pela receptividade. “Numa tarde quente e com esta juventude bonita que nos recebeu tão bem para falarmos sobre combate ao uso de drogas, amizade e futuro, eu quero agradecer pelo carinho e por confiar em nosso trabalho que realizado com muita responsabilidade e respeito a todos”, finalizou a delegada.

 

Galeria de Delegado Legal na Escola

 

Assessoria de Comunicação- ADEPOL-AM

(92) 3232-3962/ 98421-3802

Portal; www.adepolam.org.br

FanPage: www.facebook.com/adepolam

Instagram: www.instagram.com/adepolam

imprensa.adepolam@gmail.com