Nesta manhã (15/01) por meio das equipes do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Delegacia Especializada de Ordem Política e Social (Deops), esta última tendo como titular Dra. Catarina Torres, elucidou em uma semana dois casos de latrocínio ocorridos na zona rural de Manaus e prendeu Paulo Sergio Bastos de Souza, 28; a companheira dele, Tayná dos Santos Lira, 22, e o irmão dela, Matheus dos Santos Barbosa, 25, pela autoria dos delitos.

 

Paulo Sergio Bastos de Souza, Matheus dos Santos Barbosa e Tayná dos Santos Lira (Foto: Erlon Rodrigues)

Os casos foram esclarecidos durante coletiva de imprensa realizada na Delegacia Geral. Na ocasião, o DRCO e Deops, falaram sobre as diligências em torno dos latrocínios, que tiveram como vítimas o motorista de táxi-frete Alexandre Luiz Aragão e o caseiro Emiliano Souza de Souza. As vítimas tinham 42 e 37 anos, respectivamente.

As equipes policiais chegaram até os infratores no último sábado (13/01), em uma casa situada no Ramal do Pau Rosa, zona rural da capital. Matheus, Paulo Sergio e Tayná foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por latrocínio, expedidos pelo juiz Henrique Veiga Lima, no Plantão Criminal.

Desaparecimento

A delegada Catarina Torres explicou que Alexandre Luiz foi visto pela última vez na tarde do dia 8 de janeiro deste ano, por volta das 15h30, nas proximidades de um shopping situado no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da capital. Na ocasião, o motorista de táxi-frete estava dirigindo o veículo que utilizava para trabalhar, da montadora Volkswagen, modelo Saveiro, de placas NOT-6143. O carro foi encontrado no dia 11 de janeiro deste ano, no quilômetro 15 da rodovia federal BR-174. O corpo da vítima foi achado pelas equipes do DRCO no último sábado (13/1), em um sítio abandonado, no Ramal do Pau Rosa.

 

Delegado Catarina Torres (Foto: Erlon Rodrigues)

“Alexandre desapareceu no dia 8 deste mês. Assim que a família percebeu a mudança na rotina dele, formalizou o desaparecimento no 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP). No dia seguinte ao desaparecimento de Alexandre, o caso foi transferido para a Deops e, a partir daí, demos início às investigações. A primeira providência que tomamos foi pedir restrição do veículo da vítima. Os trabalhos foram realizados em conjunto com a equipe do DRCO”, disse Catarina Torres.

Em depoimento os infratores disseram que Tayná solicitou uma corrida de Alexandre, com destino ao Ramal do Pau Rosa. Ao chegarem ao local, Paulo Sergio e Matheus anunciaram o roubo e amarraram a vítima. Horas depois, Alexandre foi morto com golpes de faca, desferidos pelo trio, que, após o crime, empreendeu fuga com o veículo do motorista.

“Tayná teve a ideia de abordar uma pessoa que tivesse uma picape com a desculpa de fazer um frete. Alexandre infelizmente foi vítima do destino. Ele topou ir buscar umas mesas no Ramal Pau Rosa, no sítio indicado por Tayná, onde os comparsas dela a aguardavam. No local, Matheus rendeu Alexandre, utilizando uma faca. Eles relataram que a vítima ainda chegou a implorar pela própria vida. O homem foi amarrado e levado para dentro de uma casa abandona, onde Matheus desferiu várias facadas em Alexandre. A vítima ainda conseguiu se desamarrar e se arrastar até a varanda da casa, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local”, relatou o diretor do DRCO.

No momento em que os infratores foram presos os policiais civis encontraram na residência onde Matheus, Paulo Sergio e Tayná estavam alguns objetos pertencentes a Alexandre e a arma branca utilizada no crime.

Caseiro

O diretor do DRCO declarou que dois dias após o primeiro latrocínio, Matheus, Paulo e Tayná, utilizando o carro de Alexandre, foram até um sítio localizado no quilômetro 23 da BR–174, onde trabalhava o desafeto deles, o caseiro Emiliano. Após roubarem a espingarda do homem, os infratores o espancaram e desferiram vários golpes de faca até a vítima vir a óbito. Paulo Sergio também atingiu o caseiro com golpes de terçado no pescoço. Em seguida Emiliano teve o corpo amarrado em uma árvore. O trio subtraiu do local televisores, aparelhos de DVD, ventiladores, geladeira, panelas e botijas de gás.

Indiciamento

Na base do DRCO, nas dependências da Delegacia Geral, Matheus, Paulo Sergio e Tayná foram indiciados pelos latrocínios de Alexandre e Emiliano. Ao término dos procedimentos cabíveis no departamento, Matheus e Paulo serão conduzidos ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Já Tayná será levada ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF).

Fonte: Polícia Civil do Amazonas