Na última terça- feira (04/09), o presidente da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) delegado Mário Aufiero, reuniu-se com professores e representantes da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e fechou parceria com a universidade para realização do III Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (Sisam), prevista para abril de 2019.

O presidente da Adepol-AM, Mário Aufiero, informou que a participação da UEA no III Sisam será importante, uma vez que teremos apresentação de trabalhos com tema de “Fronteira e Segurança no Espaço Amazônico” onde dará oportunidades aos estudantes do Amazonas.

“ Este seminário é realizado para os amazonenses, onde discutiremos temas relacionados a nossa segurança e de que forma poderemos contribuir para que nossas fronteiras fiquem seguras. Serão três dias de palestras, debates, painéis e mesas redondas, com várias autoridades no assunto”, disse Aufiero.

Para o professor da ESO/UEA, André Zogahib, a parceria no III Sisam é interessante principalmente pelo aspecto de extensão das atividades intelectuais que empreendemos na ESO/UEA.

“O III SISAM será, desta forma, um meio de mostrar as pesquisas que são desenvolvidas no mestrado em segurança pública, cidadania e direitos humanos. Essas pesquisas são fruto do esforço de alunos (em sua maioria, servidores do sistema de segurança e persecução penal) e professores do curso”, informou Zogahib.

O tema do III Sisam será “Fronteira e Segurança no Espaço Amazônico” a ser realizado no período de 09 a 12 de abril de 2019, no hotel tropical e discutirá questões relevantes a respeito dos problemas enfrentados pela região no tocante a segurança pública, com especial atenção à temática das fronteiras e dos refugiados que adentram o território nacional pela Região Norte.