Nesta segunda-feira, 05 de setembro, data em que se comemora o Dia da Elevação do Amazonas, a maior reserva natural do planeta e, sem dúvidas, uma das maiores riquezas da humanidade, começou com muitas homenagens em sua capital Manaus.
Às 7h30, ocorreu à Homenagem Póstuma a João Baptista de Figueiredo Tenreiro Aranha – o 1º presidente da Província do Amazonas. A solenidade foi realizada na Praça 5 de Setembro, conhecida com a Praça da Saudade. A solenidade, que contou ainda com a participação de estudantes da escola estadual Eunice Serrano Telles de Souza, foi marcada pelo oferecimento de uma coroa de flores ao primeiro presidente da província do Amazonas, Tenreiro Aranha.
Às 10h, foi a vez do Cumprimento do Corpo Consular do Amazonas ao Governador do Estado. O evento ocorreu no Centro Cultural Palácio Rio Negro, também no Centro da cidade, e reuniu autoridades locais, bem como representantes de 17 países que tem consulados no Estado.
Desfile Escolar
Mais de 35 mil pessoas participaram do Desfile Cívico das escolas de Manaus. Cerca de 7 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares participaram do desfile, que ocorreu no Centro de Convenções Sambódromo, Zona Centro-Oeste da capital, sob a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Algumas escolas trouxeram danças coreografadas para o desfile, fazendo o público das arquibancadas vibrar. A população em geral prestigiou a cerimônia, somando cerca de 35 mil espectadores, segundo a Polícia Militar.
Abra os olhos e veja a festa da natureza
A data surgiu como uma forma de chamar a atenção para esse bioma e escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. Nessa data o objetivo principal é alertar a população a respeito da destruição da floresta e de como podemos ter desenvolvimento sem que seja necessária a destruição dessa importante fonte de biodiversidade.
Assessoria de Comunicação – ADEPOL/AM
Deixar um comentário