Na última quinta-feira, 27, a Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-Am) participou da solenidade do anúncio de pagamento da 3º parcela do escalonamento aos Policias civis do Estado do Amazonas que está garantido pela Lei Estadual 4.059, de 11 de julho de 2014, que vem incorporar aos salários previsto no Plano de Escalonamento da Polícia Civil.

A solenidade contou com a participação do desembargador Flavio Pascarelli, governador David Almeida, secretário de segurança pública, Sérgio Fontes e servidores da segurança pública do Amazonas.
De acordo com o presidente em exercício da Adepol-AM, delegado Sandro Sarkis, a entidade continuará atenta para quarta e última parcela do escalonamento e bem como destravar as promoções dos policias civis que estão travadas desde 2012. “Este esforço do escalonamento, é fruto da união e empenho das entidades de classes nas tratativas de execução do pagamento da penúltima parcela, que já dura quase uma década de luta para a valorização plena dos policiais”, informou Sarkis.

No mês de maio foi constituído um grupo de trabalho formado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), a Casa Civil e o comando das corporações com o objetivo de analisar os impactos financeiros das promoções no orçamento, levando em conta a Lei de Responsabilidade Fiscal e as vedações impostas pela Lei Eleitoral.

Segundo o desembargador Flávio Pascarelli, ele estava na hora e no momento certo, quando assinou o pagamento do escalonamento para os policiais civis. “Este clima de alegria que vejo é muito raro e estou feliz por estar presente, pois me sinto em casa, pois sou policial, meu pai foi e meu irmão é. Estava no momento certo e o lugar certo para fazer o que fiz, do qual lá atrás já havia conversando com a Adepol-Am e outras entidades sobre os acordos firmados para dá prosseguimento ao escalonamento”, afirmou o desembargador.

O “Plano de Classificação de Cargos, Carreiras e Remuneração” foi promulgada no ano de 2014 para que o pagamento escalonado dos servidores da Polícia Civil com base nas normas estipuladas na lei, os trabalhadores recebessem o pagamento em quatro parcelas anuais, começando em 2015 e finalizando em 2018. “ Fico feliz por esta participando deste ato, porque lá atrás, ainda como líder de bancada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), conseguimos fazer valer a lei estadual, junto com as entidades de classes. E este resultado só foi possível através do diálogo como aconteceu com a Adepol-Am, sempre buscando motivar os servidores da segurança com boas estruturas e melhores condições de trabalho para combater e diminuir os índices de criminalidades em nossa cidade”, disse o governador.

Na oportunidade o secretário de segurança pública, Sergio Fontes, disse que estamos vivendo um otimismo e o começo da recuperação “Esta crise econômica foi avassaladora e nos prejudicou muito em termos de investimos e agora estamos retomando de maneira cuidadosa. E a insistência da Adepol-Am foi fundamental e orientação no assessoramento dos cálculos e na contenção dos ímpetos do efetivo, foi uma parceria que deu certo e só temos que agradecer”, salientou o secretário de segurança.

Galeria