Em Manicoré, policiais recebem palestra sobre grupos sociais vulneráveis
Conduzida pela Ouvidoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), os grupos policiais do município de Manicoré (a 391 quilômetros de Manaus) receberam na última semana um curso de formação sobre direitos humanos com foco aos grupos sociais vulneráveis onde se inclui mulheres, LGBTs, idosos, crianças e adolescentes. A atividade contou com uma palestra intitulada ‘Direitos Humanos na Atividade Policial’, ministrada pelo ouvidor-geral do órgão, João Victor Tayah.
Segundo Tayah, a formação é importante, pois deve-se haver um trato diferente à essas pessoas. “Quando falamos de grupos vulneráveis estamos falando de pessoas que estão suscetíveis a sofrerem as mais diversas formas de violência, que estão dentro de um quadro de periculosidade social. Por isso, o tratamento policial ou até mesmo a abordagem do oficial deve ser mais responsável”, disse o ouvidor-geral.
Tayah informou ainda que a atividade foi realizada por determinação do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MPE), após denúncias de irregularidades na atuação policial no município, em 2015. De acordo com ele, a formação em Manicoré será o primeiro passo para implementar o curso como uma formação contínua em diversas outras cidades, especialmente na capital amazonense.
“Os policiais recebem o curso, participam de palestras e sabem como agir em diversas situações. Mas este tipo de formação deve ser continuada, pois nos deparamos sempre com situações diferentes no cotidiano. Além disso, queremos melhorar os serviços que são prestados à população”, informou.
A formação foi encerrada na última quinta-feira (21) com uma audiência pública sobre a segurança que ocorreu na Câmara Municipal. A reunião contou com a presença do prefeito, Sebastião Medeiros, do vice-prefeito, Jefferson Campos, entre outras autoridades, além de representantes da sociedade civil organizada e população em geral.
Fonte: Ascom Adepol-AM com informações da SSP-AM
Saiba mais na Polícia Civil do Amazonas. Clicando AQUI!
Deixar um comentário