Reunião com secretários da Seap do Brasil aconteceu após mortes em presídios de Manaus, tema que foi abordado no III SISAM, dois dias antes do massacre

O ministro da Justiça e Segurança Nacional, Sérgio Moro, participou, na manhã desta segunda-feira (10), em Manaus, da abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária do Brasil (Consej) e afirmou continuar ajudando o Amazonas em relação à situação dos presídios da cidade.

 

“Quero dizer ao governador e ao povo do Amazonas que o Governo Federal pretende ser um parceiro, o que puder ajudar, como já vem ajudando, como o envio da Força Tarefa. O que o Governo Federal puder ajudar, vai tomar as providências. Nós estamos atentos e sabemos de nossas responsabilidades para resolver essas situações específicas”, afirmou o ministro.

O encontro dos secretários de Administração Penitenciária ocorreu pela primeira vez na capital amazonense, no Quality, Hotel, Adrianópolis. A reunião aconteceu após mortes no sistema prisional da cidade, tema abordado no III Seminário Internacional de Segurança da Amazônia (SISAM), dois dias antes do massacre nos presídios.

 

O governador destacou peculiaridades do Amazonas e as ações tomadas pelo Executivo Estadual na questão do sistema prisional nos últimos meses. “A gente quer o compromisso do Governo Federal, que olhe de maneira diferenciada para o AM”, destacou o governador, que após discurso conversou reservadamente com o ministro para alinhar cooperações futuras. 

Foto: Bruno Zanardo/Secom

Com informações da Secretaria de Comunicação