Agentes da DERFV realizam operação em oficinas clandestinas em toda a cidade

Denunciar desmanche é de suma importância para diminuir o índice de roubos e furtos de veículos na capital amazonense, é o que afirma o delegado Cícero Túlio, titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV). De janeiro a junho deste ano, a unidade desarticulou 51 estabelecimentos irregulares que operavam como desmanches.

“Existe uma lei específica, a Lei do Desmonte, aquele empreendimento que recebe peças e revende está cometendo crime. Então estamos fiscalizando esses locais, pois verificamos que a maioria faz esse tipo de operação. Então se há esse comércio, vai haver mais práticas de delito como roubo, furto e estelionato, então nossa função é fiscalizar e alertar a população para que denuncie”, explicou.

Operação Pedestal

De acordo com o delegado, as ações têm surtido efeito, principalmente após a deflagração da operação Pedestal, que desarticulou, no último dia 17 de junho, um desmonte ilegal de veículos com restrição jurídica, alienados a instituições bancárias, roubados ou furtados. Ao todo foram cumpridos durante operação sete mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais, depósitos de veículos e residências.

Eles fizeram parte de um trabalho de conscientização feito pela Polícia Civil sobre a regularização das atividades nos locais como forma de coibir o crime. “Quanto mais locais que compram veículos e objetos de delitos existirem, mais ocorrências de roubo e furtos acontecerão”, finalizou o delegado titular da DERFV Cícero Túlio.