Os trabalhos da Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol/AM), ao longo do ano de 2016, foram todos voltados para a luta da valorização da categoria, benefícios para os Delegados de Polícia associados, acompanhamento de Projetos de Leis em Brasília e trabalhos sócio-educativos com jovens cidadãos.
Para quem acompanhou o exercício desta entidade ao longo de 2016, sabe que diante dos fatos e boatos acerca do processo do Escalonamento, a Adepol/AM, acompanhou todos os trâmites da aprovação da emenda da Lei Orçamentária Anual (LOA) que garante o pagamento da penúltima parcela. O pagamento escalonado dos servidores da Polícia Civil é um direito assegurado por meio da Lei Estadual 4.659, de 11 de julho de 2014. Graças a esta entidade e todos os envolvidos o objetivo foi alcançado.
O Projeto de escala dos plantões dos Delegados de Polícia também foi discutido em reuniões de Diretoria na sede da entidade ao longo deste ano. A sujeição dos profissionais policiais em uma escala de 24x74h, os exaure, estressa, desgasta e tornam-se nociva ao que se propõe realizar, e colher os melhores dividendos do trabalho. Um estudo foi realizado e tem como base a Lei Estadual 2.271/1994 que dispõe sobre o regime jurídico peculiar dos funcionários da Polícia Civil do Estado do Amazonas.
Atualmente há 44 Delegados que trabalham no regime de plantão na capital Amazonense. São 11 “Centrais de Flagrantes”, sendo oito Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) e três especializadas. Portanto, para efetivação da mudança é necessário o acréscimo de mais um Delegado Plantonista na equipe de uma “Central Flagrante”, pois haveria uma escala a ser desenvolvida com presteza sem o sacrifício de saída da Autoridade Policial. Sendo assim o número de 44 delegados passaria para 55.
Esse ano de 2016 também foi o momento das associações de classe do Estado juntarem forças e compartilhar trabalhos e benefícios. É que a Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas e Associação dos Delegados de Polícia Federal do Estado se uniram para fortalecer a categoria. “Um projeto de colaboração institucional foi criado com o objetivo de beneficiar centenas de associados de ambas as instituições. O primeiro passo foi compartilhar os convênios das entidades, que já são aproveitados por Delegados filiados a quaisquer das associações” disse o Presidente da Adepol/AM, Dr. Mário Aufiero.
São cerca de 60 convênios que os membros do Clube de Vantagens podem usufruir. Serviços como alimentação, educação, hospedagem, transporte aéreo, estético, odontológico, entretenimento, saúde e muito mais, estão inseridos no catálogo do Clube de Vantagens da Adepol/AM. São descontos que variam de 7% a 40%. Além desses convênios a Associação dos Delegados do Brasil (Adepol/Brasil) possui uma gama de serviços que podem ser encontrados no site www.adepolbrasil.org.br, e utilizados com desconto após login na área restrita.
A Adepol/AM com o intuito de externar toda a sua atividade em prol dos Delegados de Polícia do Amazonas, estreia em 2017 a nova temporada do Cidadania & Sociedade. “O Programa vem com uma proposta mais abrangente e dinâmica para abordar temas como educação, cidadania, empreendedorismo e sociedade. Tudo de forma simples e direta”, disse Aufiero.
A Adepol/AM deu continuidade as atividades do Núcleo de Atendimento ao Turista e Cidadão – NATC, que visa um atendimento especial e qualificado através do serviço de emissão de Registro Geral aos associados, funcionários do Manauara Shopping e comunidade.
O Programa ‘’Delegado Legal’’ ao longo de 2016, atingiu cerca de 900 crianças com palestras informativas e atividades socioeducativas. A última edição do programa em 2016 foi na Casa Vhida – Associação de Apoio à Criança com HIV, localizada na zona Centro– Oeste de Manaus. Cerca de 100 crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de aprender, através de palestras, noções de prevenções em casos que envolvem bullying, por exemplo. O Programa busca formar jovens capazes de obter senso crítico e discernimento sobre variados assuntos, desde a importância do respeito ao próximo a valores familiares, para assim, se tornarem multiplicadores de ações e conhecimento.
O Presidente da entidade ainda declarou “Para o ano de 2017 teremos novos projetos e ações coordenadas serem desenvolvidas em parceria com diversas intuições que irão fortalecer cada vez mais o cargo de delegado de polícia. Além do que, continuaremos na busca intransigente de defender e fazer valer os direitos dos nossos associados. O ano vindouro será um ano de oportunidades e prosperidades no campo das ideias e de novas ações”. A Associação dos Delegados no ano de 2016 conseguiu desempenhar trabalhos voltados para a valorização dos Delegados do Amazonas. A luta não para. A luta continua. Fortalecendo a União e Carreira hoje e sempre.
Reportagem: Flávia Moura
Assessora de Comunicação Adepol/AM
Deixar um comentário