O Amazonas vem sofrendo com o aumento de casos e internações por COVID-19 desde final de dezembro de 2020, o que acarretou no colapso do sistema de saúde, com falta de oxigênio para os pacientes de todo o Estado.

Em meio ao caos, o Delegado de polícia e Diretor de Educação da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (ADEPOL-AM), Ayslan Christennes Carvalho Marques, foi diagnosticado com COVID-19 e logo em seguida internado no hospital da Samel, com 80% a 90% de comprometimento do pulmão.

Foram 19 dias de luta, entre ventilação mecânica e pronações, para aumentar sua saturação e melhorar seu quadro. A batalha, de acordo com Dr. Ayslan, não é apenas física, mas psicológica. “Uma das maiores incógnitas em minha cabeça era desistir ou persistir. É uma luta de paciência e perseverança e com muita fé e orações eu consegui vencer”, disse ele.

O delegado Ayslan também ficou muito agradecido por toda assistência médica que teve, além da total atenção da ADEPOL-AM, através do Delegado Mário Aufiero e da Secretária Administrativa Nancy, que deram suporte em passar as informações dos boletins médicos para família e amigos e ajudaram no que puderam durante toda a internação.