Antes da nomeação dos delegados da turma de 2014, o Estado do Amazonas enfrentava uma realidade de descaso em relação à segurança pública nos municípios, onde faltavam delegados para chefiar as delegacias e os cidadãos desistiam de buscar a ajuda necessária, uma vez que não havia nenhuma autoridade policial para abrir inquéritos.
Essa realidade mudou a partir do dia 04 de abril de 2014, com a chamada de 89 delegados para ocupar essas cadeiras em todos os 61 municípios do interior do Estado e também preenchendo os vazios da capital, alcançando a meta de colocar as delegacias funcionando 24h com delegados, em sistema de plantão.
Um ato mais que simbólico, a nomeação da turma foi traduzida em uma garantia real de cidadania àqueles que mais precisam, expressa na figura de quem é, constitucionalmente, o primeiro garantidor da lei em sua forma isenta e universal.
A Delegada Wagna Silva, integrante da turma de 2014, nos contou um pouco de sua experiência na época, trabalhando como delegada no interior:
“Eu iniciei minha carreira em 2014, no município de Atalaia do Norte, um município que faz fronteira com o Peru. Éramos eu e mais um investigador de polícia. Havia também naquele município, além que mim, que era Delegada mulher, uma juíza, uma promotora de justiça e uma defensora pública. Então o fato de sermos todas mulheres nos aproximou e fortaleceu nosso trabalho, pois trabalhávamos de maneira alinhada. Todas nós queríamos fazer o melhor por aquela comunidade. Em 2015 assumi a delegacia especializada de Tabatinga, um município que faz fronteira com o Peru e Colômbia. E foquei os trabalhos no combate à violência contra a mulher. Principalmente nas comunidades, pois recebíamos relatos de mulheres que sofriam violência, mas que, devido ao deslocamento elas não procuravam a delegacia para fazer uma denúncia. Então nossa ida até a comunidade era muito importante, para que esse caso chegasse ao judiciário, para que o autor fosse responsabilizado. Eu me recordo que fizemos boas parcerias com a Marinha, com outros órgãos Estaduais, que ajudam nesse deslocamento. Era um trabalho bastante difícil, mas muito gratificante saber que estávamos levando justiça até essas pessoas. Além de Atalaia do Norte e Tabatinga, também passei por Anori e Tefé, onde foi criado um espaço exclusivo para o atendimento de mulheres.”
- Espaço de atendimento a mulheres em Tefé (AM)
Parabenização
A Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) parabeniza os delegados completaram sete anos de compromisso com a Segurança Pública do estado.
A entidade lutou veementemente em 2014 para a nomeação e posse dos delegados, uma vez que era necessária a integração de mais profissionais no cargo para cobrir todos os municípios do Amazonas.
É com grande satisfação que a Adepol-AM parabeniza todos pela competência, dedicação e compromisso no cargo. A entidade reforça que continuará seu trabalho incessante de fortalecer a carreira dos delegados do Amazonas.
Deixar um comentário