Nesta terça (08/08), a ADEPOL/AM realizou o segundo dia do 32 Encontro Anual do International Police Executive Symposium (IPES), que é uma instituição sem fins lucrativos, sediada nos Estados Unidos da América, na cidade de Albany. A entidade possui status consultivo junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Fundada em 1994 no Palácio das Nações em Genebra, o IPES tem por missão estabelecer o diálogo entre policiais, profissionais de segurança e acadêmicos com a finalidade de propor soluções para o incremento da ação das forças de segurança. Desde a sua criação, o IPES realiza conferências, encontros temáticos e edita livros relacionados à sua área de interesse.
Trata-se de um evento que constitui uma oportunidade única para o intercâmbio de ideias, a construção de redes e desenvolvimento de futuros projetos a partir da realização da conferência. Diversos países já sediaram o evento, e neste ano vem ocorrendo na na região amazônica, cidade de Manaus/AM. A partir da realização de palestras com acadêmicos e profissionais de segurança pública, como também por meio de atividades culturais, com a finalidade de divulgar o país-sede do evento e suas tradições, é possível descobrir e desenvolver interesses mútuos e fortalecer redes transnacionais.
Como parceiros brasileiros, o IPES organiza o evento em conjunto com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (CODESE MANAUS), a Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (ADEPOL/AM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em especial por meio de seu mestrado profissional em segurança pública. Neste segundo dia, os alunos deste curso se fizeram maciçamente presentes e puderam intercambiar conhecimentos aonde experiências de segurança pública em outros países, ampliando o horizonte de conhecimentos e a capacidade de proposição de soluções.
Durante a programação de ontem, a policial civil Sylvia Laureana, que conta com mais de 20 anos de experiência policial, compartilhou um pouco das atividades desenvolvidas no município de Iranduba, no interior do Estado.
Em seguida se pronunciou o delegado de polícia João Victor Tayah, que é também secretário-geral da ADEPOL/AM. Ele fez uma exposição acerca do panorama geral de segurança pública na Amazônia, apontando possíveis diretrizes para promover a pacificação social na região. E discorreu sobre políticas públicas apontadas como prioritárias, que constam na Carta de Manaus, documento final do III Simpósio Internacional de Segurança Pública na Amazônia, ocorrida também em Manaus/AM no ano de 2019, sob organização da ADEPOL/AM.
Por fim, se pronunciou o Capitão William Dias, que é secretário municipal chefe da Casa Militar. Na ocasião, o policial militar enfatizou a importância da municipalização como ferramenta essencial no combate à criminalidade, explicando sobre o funcionamento das guardas municipais.
Toda a exposição foi dirigida pelo Dr. Vicente Riccio, que é doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
O evento tem sido realizado no auditório da escola superior de tecnologia da EST/UEA, localizada na Av. Darcy Vargas, n.. 1200, bairro parque 10 de Novembro, Manaus, Amazonas-Brasil .
A programação pode ser acessada pelo site do IPES: https://www.ipes.info
Deixar um comentário