Operação na Zona Leste visou combater traficantes de drogas e também milicianos

 

A Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) acompanhou, nesta quinta-feira, operação “Honestus Campis”, desencadeada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, com foco no combate ao tráfico de drogas e às ações de facções criminosas na região na comunidade São José dos Campos, no bairro São José, Zona Leste de Manaus.
O delegado geral da Polícia Civil do Amazonas, Lázaro Ramos, associado da Adepol-AM, esteve presente na operação, acompanhado do delegado adjunto, Orlando Amaral, e do secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, entre outras autoridades da Polícia Militar. De acordo com o delegado, 190 homens participaram da ação, após levantamento de informações oriundo de investigações do 9º Distrito Integrado de Polícia.
Nosso objetivo é combater a criminalidade nessa região, estamos com 190 homens aqui, tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Militar, com foco no combate ao tráfico de drogas aqui na área que é muito intenso

Delegados Lázaro Ramos e Orlando Amaral

Segundo o delegado adjunto, Orlando Amaral, o trabalho na área visou procurar elementos de alta periculosidade, entre eles o suposto chefe da área conhecido apenas como “Fala Fino”. Amaral destacou que na região os principais crimes cometidos são a venda de entorpecentes, grupos de milicianos e reuniões de soldados para cometerem homicídios na cidade.
Conforme Amaral, mandados coletivos foram autorizados pela Justiça e imóveis em um raio de 300 metros da região focada na investigação foram revistados. Durante acompanhamento da Adepol-AM, cerca de dois homens tinham sido presos por tráfico no local. A Associação acompanhou o árduo trabalho operacional dos agentes em busca de combater traficante e dar uma melhor segurança para a população que vive na área.
Aqui é uma área muito intensa de tráfico, temos informações de milícia, de traficantes que invadem as casas para vender droga, praticantes de homicídios, entre outros crimes, por isso trouxemos cães farejadores que nos ajudaram

A ação teve ajuda também de policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM) e do Grupamento FERA, da Polícia Civil, além de helicópteros do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da SSP, que também foram empregados, conforme informou o secretário da SSP.

Ela (operação) visa combater o tráfico de drogas e essa guerra entre grupos organizados. É mais uma resposta para que a população tenha a segurança necessária para seguir sua rotina com tranquilidade

 

Homicídios em queda

A capital amazonense registrou queda de 7,3% nos números de homicídios nos quatro primeiros meses de 2019, conforme indicadores da SSP-AM. De janeiro até abril, a cidade totalizou 243 casos. Só em abril, a redução nos casos de assassinato é a maior em dois anos.

 

A DEHS, comandada pelo delegado Paulo Martins, também associado da Adepol-AM, contabilizou 58 prisões em decorrência de assassinatos até março. O número representa um aumento de 190% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 20 prisões foram efetuadas, de acordo com dados da Delegacia.