Texto: Flávia Moura e Laize Minelli
Foto: Flávia Moura

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (ADEPOL/AM), realizou na manhã da última sexta-feira (30), reunião de diretoria executiva e conselheiros na sede da entidade, localizada na Avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. Durante a reunião foram apresentados os relatórios da Comissão de acompanhamento do interior e da Comissão de acompanhamento da humanização dos plantões, além do parecer de acompanhamento dos Projetos de Lei (PL) em Brasília.

A Adepol/AM está acompanhando junto a Brasília o Projeto de Lei nº1028 de 2011 que trata da possibilidade da composição dos danos oriundos de conflitos decorrentes dos crimes de menor potencial ofensivo pelos delegados de polícia, isto é, aproveitar a estrutura, bem como os recursos materiais e humanos existentes nas delegacias para que o delegado antes de remeter ao Poder Judiciário os termos circunstanciados, possa promover as composições preliminares entre as partes envolvidas nos delitos, podendo assim, agilizar o atendimento e prestar uma melhor assistência jurisdicional.
De acordo com o presidente da Adepol/AM, Dr. Mário Aufiero, a entidade acredita na importância desta PL e busca a admissibilidade da proposta. “Para isso iremos aos Deputados Silas Câmara e Pauderney Avelino para garantir a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal”, enfatizou.

A proposta visa aprimorar o Projeto de Lei nº 5.5117/2009, aperfeiçoando o texto anteriormente proposto, acrescentando as sugestões apresentadas na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

A diretoria da entidade apresentou também, durante a reunião, o relatório dos convênios disponíveis no Clube de Vantagens. Membros Adepol/AM e Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF/AM) são beneficiados com aproximadamente 50 convênios com diversos estabelecimentos como restaurantes, escolas, óticas, agência de viagem, centro de estéticas, odontológicos, cinemas, academias dentre outros. A próxima reunião de diretoria será na última semana do mês de Outubro.