A Delegada Dra. Wagna da Costa, titular da Delegacia Especializada de Polícia Civil de Tabatinga e do Distrito Integrado de Polícia de Tabatinga-AM, foi condecorada no plenário Doutor Aristóteles Cardoso da Câmara Municipal do referido município. O reconhecimento foi pelos excelentes serviços prestados em benefício da segurança dos moradores da Cidade.

 

 

A sessão especial foi proposta pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador João Carlos dos Santos, que estendeu a homenagem e diplomação a um Investigador e dois Policiais Militares que fazem parte da equipe que compõe o quadro de servidores da Delegacia Especializada e do DIP de Tabatinga.

 

 

 

Segundo Dra. Wagna da Costa este diploma demonstra o reconhecimento pelo que está sendo feito no enfretamento a violência e criminalidade no município de Tabatinga. “Essa homenagem prestada pela Câmara Municipal de Tabatinga foi muito importante para nós da Delegacia. Os policiais muitas vezes ultrapassam o horário de serviço, entre outros esforços que eles fazem para manter a segurança e proteger a população desse lugar”, disse a Delegada.

O Município de Tabatinga (AM) fica distante de Manaus a 1.108 quilômetros em linha reta, com uma população de mais de 64 mil habitantes, o sexto município mais populoso do Amazonas. Situa-se na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

A cidade Colombiana que faz fronteira com o município é a cidade de Letícia e possui um forte comércio na região advindos do Panamá a preços baixos. Em Tabatinga também está uma das maiores concentrações de etnias indígenas do Estado do Amazonas, sendo uma população de características miscigenada composta por brasileiros, peruanos, colombianos e destas diversas etnias a maioria é Ticuna.

Por Tabatinga estar situada no meio da Floresta Amazônica, e onde inicia o Rio Solimões, um dos principais afluentes para o Rio Amazonas, a cidade é apontada como a entrada da Rota do Tráfico de Drogas que vem dos cateis colombianos e peruanos e que abastecem boa parte do mundo. No enfrentamento ao narcotráfico e segurança na fronteira com o Brasil, o governo brasileiro, instalou postos para garantia de comando, destes estão a Delegacia Especializada e a Delegacia Interativa de Polícia (DIP) onde a Delegada Dra. Wagna da Costa está como titular das duas; a Delegacia da Polícia Federal; um batalhão da Polícia Militar do Amazonas –PMAM; um presídio; um efetivo da Força Nacional do Brasil; um Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Tabatinga (DTCEA-TT); um Comando de Fronteira do Exército; representado pelo 8º Batalhão de Infantaria de Selva e duas unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas; uma instalada no Aeroporto Internacional de Tabatinga; para atendimento a incidentes e acidentes aeronáuticos no âmbito interno ao aeroporto; e outra no centro da cidade para atendimento às ocorrências em Tabatinga e nas cidades vizinhas. E no dia 16 de junho de 2014 foi instalado o primeiro grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (4ª Companhia de Bombeiros Militar) para executar dentre os diversos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros o Serviço de prevenção contra incêndio, combate a incêndio, salvamento de vidas, patrimônio e o meio ambiente.

Com todo este aparato de segurança e mesmo a cidade sendo vista pelo narcotráfico como rota de passagem, a violência é moderada.

Dos registros de homicídios, no primeiro trimestre de 2015, houve 9 assassinatos em Tabatinga, uma queda significativa que refletia em números positivos de diminuição em se comparados a anos anteriores – 2014: 17 mortes, 2013: 27 mortes e 2012: 47 mortes.

A Delegada Wagna da Costa, destacou ainda, que há 1 ano foi criado um espaço exclusivo para atender vítimas de violência doméstica, com servidores treinados exclusivamente para essas ocorrências. “Percebemos que após a criação deste núcleo contra a violência doméstica, diminuiu o número de registro de casos significativamente no município. A população não somente denuncia, mas sente-se aparada pela Polícia”, ressaltou Wagna.

 

Outro fator apontado por ela é que todos os elementos que compõem esta estrutura formada em prol da sociedade, entre órgãos e efetivo humano, foram fatores fundamentais para a diminuição dos crimes praticados, “Eu me sinto muito feliz, principalmente pelo reconhecimento do esforço da minha equipe, que atua com especial esmero, além do normal exigível no cumprimento de suas funções. eles são responsáveis por esclarecer desde o furto de galinha, a crimes mais graves como homicídios, tráfico de drogas, roubos, estupros entre outros”, conclui Wagna.

Em setembro deste ano somente em Tabatinga-AM, a justiça deferiu 15 mandados de prisão, dos quais 12 já foram cumpridos. Estas ações contribuíram para desmanchar uma quadrilha envolvida em diversos crimes no município: roubos, tráfico de drogas e homicídios.

Todos os fatos ocorridos e citados na matéria, sobre a ação da Delegada Wagna da Costa e sua equipe, serviram como base para as homenagens feita pela Câmara Municipal de Vereadores de Tabatinga no Amazonas.

A Delegada Dra. Wagna da Costa, é Delegada de Polícia há 4 anos e meio, antes fez parte do quadro de Analista Judiciário do TRF1, em 2014 havia sido designada para o Município de Atalaia do Norte onde ficou pouco tempo, e em seguida foi nomeada titular na Delegacia Especializada da Polícia Civil de Tabatinga e recentemente, assumiu também, a Delegacia Interativa de Polícia (DIP).

A Delegada Dra. Wagna da Costa integra o quadro de associados da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM).