Na noite da última quinta-feira (14), a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) homenageou 26 autoridades de diversas áreas com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo. A honraria é concedida a pessoas vinculadas às áreas cultural, científica, empresarial e servidores públicos exemplares no exercício de suas funções e entre os destaques estava nossa associada e delegada da Polícia Civil do Estado do Amazonas, Dra. Juliana Tuma, títular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). A cerimônia ocorreu no auditório Belarmino Lins na Aleam.

A propositura da medalha da Ordem do Mérito a Dra. Juliana Tuma, foi do deputado estadual Carlos Alberto em homenagem aos trabalhos desenvolvidos pela delegada a sociedade que são importantíssimos na proteção das crianças e adolescentes no Amazonas. “Essa medalha é dedicada àquelas pessoas e profissionais que conseguem desenvolver com grande bravura o que faz. Como é o caso da Dra. Juliana Tuma que exerce a função com comprometimento e responsabilidade ”, disse o deputado.

 

Para a delegada homenageada Dra. Juliana Tuma, a condecoração é um estímulo para continuar sempre buscando o melhor para o poder público, em prol da repressão de crimes e procurar a verdade nas investigações policiais. “Essa medalha é da Polícia Civil do Amazonas. Uma instituição que tenho muito orgulho de fazer parte. O objetivo é o de sempre seguir em frente para o bem”, destacou a titular da Depca.

Durante a solenidade a delegada Juliana Tuma foi escolhida entre os 26 homenageados como a oradora do evento. “O sentimento é de gratidão por representar a todos os agraciados pela medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Agradeço ao deputado Carlos Alberto e me sinto laureada pela homenagem”, frisou Tuma.

 

História

A delegada Juliana Gomes Tuma, 35 anos, assumiu a Depca no dia 15 de outubro de 2015, com o objetivo de dar continuidade ao trabalho de investigação e combate aos crimes que envolvem o público. Juliana é bacharel em Direito desde 2004 e exerceu a advocacia entre os anos de 2005 e 2009, quando passou no concurso da Polícia Civil do Amazonas para o cargo de delegada e tomou posse em 2011. Ela também atuou como titular na Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Tefé, onde permaneceu até fevereiro de 2012. Em seguida, começou a atuar como plantonista em delegacias da capital, inclusive na própria Depca, além da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), 6º e 14º Distritos Integrados de Polícia (DIPs).