Orientar sobre a preservação da natureza foram os principais objetivos propostos no evento de 14 anos da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA), no Amazonas.

Nesta sexta-feira (20), a DEMA completou mais um ano de criação. O evento de aniversário foi realizado no Centro de Instrução Guerra na Selva (CIGS), no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus, no Amazonas.

Aniversário no CIGS

O espaço foi oferecido pelo Comando do CIGS, por conta do ambiente de floresta. De acordo com a delegada titular, Carla Biaggi, o evento contou com palestras, atividades lúdicas e foi aberto para o público.

Estudantes de escolas estaduais, municipais e privadas estiveram presentes no evento, assim como autoridades da Polícia Civil do Amazonas, Exército Brasileiro, entre outros.

Segundo Biaggi, o evento trouxe como formato uma maneira de mostrar para o público sobre a importância da preservação da natureza. A DEMA trouxe para o CIGS o tema “Eu faço parte do meio ambiente e você”.

“O meio ambiente são todos nós, é o meio que nos cerca, onde nós vivemos, é a floresta, fauna então é muito importante toda essa atividade de conscientização”, enfatizou.

Objetivo

Conforme a delegada, o principal objetivo foi incentivar à preservação e mostrar caminhos de prevenção da natureza.

“Estamos comemorando 14 anos de existência, mas o mais importante é praticar atividades que incentivam as pessoas à preservarem a natureza porque antes de reprimir devemos prevenir, devemos dar educação ambiental para depois cobrar”, afirma.

Atividades

O evento iniciou às 9h e segue até às 16h. Segundo a delegada, o espaço conta com palestras, com temas relacionados ao meio ambiente, concursos de desenhos para alunos, crianças, stands informativos e visita guiada no zoológico com instrutores do Exército.

Índices de crimes no Amazonas

Segundo a delegada, até o mês de agosto foram registrados mais de 500 ocorrências de crimes ambientais.

“Os principais crimes são desmatamento, poluição, poluição sonora, maus tratos, entre outros”, destaca.