A Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas entrevistou na última quinta-feira (08/04), o nosso sócio fundador e associado, Delegado Sérgio Fontes.

Delegado da Polícia Federal, já foi superintendente da PF no Amazonas em Rondônia, secretário de Segurança do Amazonas e atualmente está supervisionando a vacinação no município de Manaus, e também está  responsável pela implantação da Secretaria Municipal de Segurança Pública em Manaus.

Confira a entrevista exclusiva abaixo:

ADEPOL AM: Dr. Sérgio, como delegado da polícia federal, o senhor já foi superintendente da PF em Rondônia e Secretário de Segurança do Amazonas. Nos conte um pouco mais de sua trajetória na área da segurança pública.

  Del. Sérgio: Ingressei na PF com 29 anos, no cargo de Delegado de Polícia Federal no ano de 1996. Fui chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes por 07 anos e exerci vários cargos na gestão da Superintendência da Polícia Federal no Amazonas, onde posteriormente, fui Superintendente por 06 anos . Também fui Superintendente em Rondônia, diretor da Academia Nacional de Polícia e Diretor de Gestão de Pessoal da PF, além de Secretário de Estado da Segurança Pública de 2015 a agosto de 2017. Aposentei do serviço ativo da PF em fevereiro de 2021 e agora me encontro trabalhando na prefeitura de Manaus, onde vamos, por determinação do prefeito David Almeida, dirigir a pasta da Segurança Pública Municipal e Defesa Social.

ADEPOL AM: O Senhor atualmente está responsável pela implantação da secretaria municipal de segurança pública em Manaus. Qual é a previsão para finalizar? De que forma uma secretaria municipal irá auxiliar na defesa social?

  Del. Sérgio: Trabalhamos com a limitação de criação de cargos, imposta pela legislação, o que atrasou os planos de criação da pasta, no entanto, trata-se de uma prioridade na atual gestão e tenho certeza que a implantação se dará até o fim deste ano. A municipalização da segurança pública é uma tendência mundial, já que o cidadão vive e trabalha nos municípios.  Vamos investir na qualidade de vida do Manauara.

 

ADEPOL AM:  Quais serão os primeiros projetos que serão iniciados pela nova secretaria?

  Del. Sérgio: Aumento de policiais militares na rua mediante repasse do município para que sejam pagas mais GTEs (gratificação de trabalho extra), reestruturação total da Guarda Municipal de Manaus; câmeras de segurança em pontos estratégicos; e muitos outros projetos que vão impactar na segurança da nossa sociedade.

 

ADEPOL AM: O Senhor também está na coordenação da vacinação contra covid-19 em Manaus. Nós já temos uma prospecção de quantas vacinas esperam ser aplicadas até o final deste ano?

  Del. Sérgio: Na verdade, por determinação do prefeito,  apenas supervisiono o processo, que está nas mãos de excelentes e abnegados  profissionais de saúde, com larga experiência em Imunização. Nossa meta depende, por enquanto, das vacinas fornecidas pelo MS (Ministério da Saúde), no entanto, nossa expectativa é vacinar mais de 80% da nossa população até o fim do ano.

 

ADEPOL AM:  A vacinação para os agentes de segurança pública iniciou na última semana. A previsão é de vacinar todos os agentes da cidade até quando?

  Del. Sérgio: Não são muitos, considerando outros públicos, por isso acredito que será muito rápido.

 

ADEPOL AM: Por fim, o senhor é sócio fundador e associado da Adepol-AM. Como o senhor verifica a trajetória da Adepol nesses 16 anos?

  Del. Sérgio: Uma trajetória de vitórias, que busca conquistas para sua categoria sem esquecer que  a sociedade é nossa primeira prioridade. A segurança pública do Amazonas deve muitos dos seus avanços a ações lideradas pela ADEPOL.