Hoje trazemos uma matéria especial sobre a profissão de Delegado de Polícia Civil em comemoração ao Dia do Delegado de Polícia.
Estudar durante cinco anos sobre as normas jurídicas vigentes no País e formar-se em Direito proporciona uma série de possíveis carreiras ao profissional que inicia no mercado de trabalho e, por conta disso, muitos estudantes visam a cargos públicos desde o período da universidade. Entre eles está o de Delegado Civil, um dos mais almejados e concorridos nos concursos públicos em todo o país.
No cotidiano, há uma série de atividades que um delegado exerce todos os dias em uma delegacia. O Delegado Civil é o responsável em verificar se todos os direitos de uma pessoa, que foi presa, estão sendo respeitados para implementar os direitos fundamentais. É ele quem decide e fundamenta juridicamente sobre o ato ser crime ou não.

De acordo com o presidente da Associação de Delegado de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM), delegado Mário Aufiero, o cargo de delegado de polícia civil exige responsabilidade, pois trabalha diretamente com o ser humano para fazer valer a lei e justiça. “O delegado de polícia é o primeiro garantidor da legalidade e da justiça. Exercendo com clareza e responsabilidade esta profissão que é garantida pela Lei Nº 13.567 de 21 de dezembro de 2017”, disse o delegado Aufiero.
Dinamismo – O trabalho do delegado é muito diverso e não há um dia como o outro. O Delegado de Polícia Civil é extremamente dinâmico, sendo um dos principais diferenciais da função, pois é um cargo jurídico, mas também com aspectos policiais. No Amazonas existem mais de 300 delegados no dia a dia exercendo uma série de atividades tanto na rua quanto na delegacia.

Delegada Catarina Torres
Para a delegada de polícia civil; com mais de 15 anos de carreira, Catarina Saldanha Torres, ser delegado de polícia é buscar a real verdade sobre um fato delituoso. “ Iremos sempre buscar a verdade diante das duas versões que lhe são apresentadas pela suposta vítima e pelo suposto acusado, objetivando materializar a Segurança Pública”, informou a Dra. Catarina.
Praticidade – A função Delegado de Polícia Civil divide duas categorias do universo jurídico, ou seja, conhecimentos e práticas de um policial, mas também experiência de jurista.

Delegado Raimundo Délio
“ Ser delegado é ter respeito sobretudo ao Estado que lhe delega poderes para representa-lo e como autoridade não podemos deixar ninguém tripudiar sobre este mesmo Estado que você representa”, salientou o delegado Raimundo Delio, que exerce a profissão por mais de 25 anos.
Parabéns a todos os delegados (a) de polícia !!!!