
Hangar do DIOA, em Flores, Zona Centro-Sul de Manaus foi palco de cerimônia do 1º ano de criação do Departamento
O Departamento Integrado de Operações Aéreas, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, realizou nesta segunda-feira (15) uma solenidade alusiva ao seu 1º ano de criação. A cerimônia foi realizada no hangar do DIOA, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus.
Autoridades das forças policiais Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha, Aeronáutica, além da Defesa Civil, estiveram presentes na cerimônia, que teve como objetivo destacar a funcionalidade e operacionalidade do DIOA. O Departamento possui 14 pilotos, 10 operadores aerotáticos, um mecânico de voo e cinco auxiliares de manutenção de aeronaves.

Delegado de Polícai Civil, Edval Côrtes, gerente operacional de segurança do DIOA e membro da Adepol-AM
De acordo com o gerente operacional de segurança do DIOA, delegado de Polícia Civil, Edval Araújo Côrtes, o Departamento é especializado em diversos tipos de ocorrência que necessite apoio aéreo. Segundo ele, o DIOA atua na parte ostensiva, repressiva e também em operações de resgate e salvamento de vidas.
“Nós completamos um ano de criação e o Departamento é muito importante para o Amazonas porque podemos atuar em todos os tipos de ocorrência, tanto na parte ostensiva quanto repressiva e em resgate e salvamento”, ressaltou o delegado, que também é um dos pilotos de helicóptero que integra o DIOA.

Delegado de Polícia Civil, Arthur Lira, membro do DIOA e também da Adepol-AM, e piloto de helicóptero
O delegado Arthur Lira, também piloto de helicóptero, ressaltou a importância da funcionalidade do DIOA.
“É de suma importância para a segurança, de operações de segurança, resgate e defesa civil, é um importante vetor que otimiza o emprego das tropas, assim como também nos médicos e dos auxílios no estado tão grande que é o Amazonas”, disse o delegado Arthur Lira.
OPERAÇÕES
Durante o evento foi exibido um vídeo institucional, que destacou as principais operações do Departamento como o salvamento de um menino de 13 anos picado por uma cobra em uma comunidade do interior do Amazonas. Outra ação em destaque foi a rápida intervenção no resgate a dois policiais militares envolvidos em um acidente gravíssimo na Zona Leste da cidade.
IMPORTÂNCIA
De acordo com o delegado Sandro Sarkis, secretário executivo-adjunto de Inteligência (SEAI), o Departamento é de crucial para operações na região amazônica, uma vez que muitas comunidades e municípios só se chegam por meio de aeronaves.
“O DIOA é muito importante porque quando se fala, principalmente, do Amazonas, suas grandezas e distâncias, tudo não poderia ser vencido se não fosse a aviação, então é bom ressaltar que o Governo do Estado, assim como a SSP-AM, vêm se empenhando e reconhecendo a importância e necessidade das atividades no amazonas”, concluiu.
Fotos: Pablo Potter/Imprensa Oficial
Deixar um comentário