“Muitos saíram dos locais onde trabalhavam e vieram de outros estados porque aceitaram o desafio”, palavra do presidente da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas- Adepol/Am, Mario Aufiero, em 2014 na formatura de 89 novos delegados que hoje, recebem e festejam o comunicado da aprovação do Estado probatório, através da portaria n°566/17.

Em 2014 já eram cientes do trabalho que iriam desenvolver no Amazonas, e a Adepol-Am parabeniza todos os Delegados de Polícia, que no decorrer destes três anos, como autoridade policial, conseguiram enfrentar muitos obstáculos.

“Sabemos das dificuldades e obstáculos que enfrentam e ainda enfrentaram, a batalha não acabou, mas podem sentir o gosto da satisfação que é conseguir superá-los,” disse Mario Aufiero.

Todos os Delegados de Polícia estão oficialmente aptos a concorrer às promoções e estão definitivamente estabilizados e em condições de participar de certames.

A Adepol-Am continuará atenta a tudo que é relacionado aos Delegados de Polícia, bem como na celeridade do processo que a Adepol protocolou na Polícia Civil, no ano de 2014, que requer extinção da 5ª classe do cargo de Delegado de Polícia e remanejamento das vagas existentes, bem como a minuta de projeto de lei contendo tais alterações, para conhecimento e providências cabíveis á espécie.

Entenda o que é Estado Probatório

Toda pessoa, ao ingressar no serviço público por meio de concurso, passa por um período de avaliação de sua aptidão, sua eficiência e sua capacidade para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo, denominado Estágio Probatório.

O estágio probatório caracteriza-se tanto como uma fase complementar do processo de seleção do servidor quanto como um período de adaptação deste à Instituição.

Somente após ser aprovado no estágio probatório é que o servidor conquistará estabilidade que é o direito adquirido pelo servidor que foi aprovado no estágio probatório de permanecer no serviço público.

A efetividade ocorre com o exercício e a estabilidade é alcançada após a aprovação no estágio probatório.