O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Mariolino Brito, e a diretora do Departamento de Planejamento (Deplan) da instituição, delegada Lia Gazineu, reuniram-se na última quinta-feira (15/3) com o secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, para tratar da implantação do Plano de Ação Integrado entre as forças policiais – Polícias Civil e Militar – e o órgão ambiental.

Foram colocados em pauta temas como: mobilidade dos servidores durante as ações de controle e fiscalização, aporte financeiro para construção e manutenção de bases nos municípios do Estado, a utilização de novas tecnologias para mapeamento de áreas, tal como o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs), popularmente conhecidas como “drones”.

Segundo o secretário Marcelo Dutra, a parceria deve ser estabelecida ainda neste ano. “Queremos trazer as duas polícias pra dentro da mesma concepção, que é criar um único grupo, uma equipe de multiprofissionais, capaz de fiscalizar e combater crimes ambientais em operações conjuntas”, finalizou.