Ler, compreender, escrever textos e operar números são atividades norteadoras para a vida de qualquer pessoa em seus primeiros aprendizados, seja em casa ou na escola com o recém universo dos alfabetizados. Todas estas capacidades citadas serão exercidas, se tivermos o incentivo a leitura, que é um conceito básico para a alfabetização inserida no caminho que leva à aprendizagem da escrita fluente. Tal conceito serve como premissa para obter o poder de concepção e conteúdo necessários no uso da linguagem acadêmica e despertar aptidões e vocações futuras.

Para a Delegada de Polícia Civil do Estado do Amazonas, Dra. Cristina Portugal, a alfabetização é a base de tudo. Uma alfabetização bem feita significa um alicerce sólido, e acrescenta mais “a criança nessa fase absorve tudo que está a sua volta. Logo boas influências são imprescindíveis para formação do caráter do futuro adulto”, afirma a delegada. E diz ainda que um dos exemplos de agenda positiva de profissionais, que não são da área da educação, mas entendem que nesta idade entre alfabetização e ensino fundamental, podem ser inseridos temas que abordem a cidadania, que contribuam para os valores morais enquanto ser social, e como exemplo disso ela cita o programa Delegado Legal, da Adepol-AM.

 

O programa Delegado Legal é uma boa influência em vários sentidos, aqui vou destacar duas: mostrar para as crianças que existem outras possibilidades de vida fora do campo da violência e outros horizontes quando aborda temas como: drogas, bullying, abuso infantil e na adolescência, respeito, direitos e deveres. Outro aspecto é a desmistificação da Polícia/ Policial como figura carrancuda, truculento. As crianças têm a oportunidade de constatar que polícia é para se gostar e respeitar, jamais temer, por que Delegado é legal. E vai mais adiante, é mais que um programa, é oportunidade de crescimento e conhecimento para crianças que são negligenciadas pela família e sociedade, preenchendo com conhecimento esta lacuna. Todo indivíduo tem o direito a ser alfabetizado e sonhar com um futuro grandioso em qualquer área.  Pois uma pessoa alfabetizada consegue dominar habilidades básicas para fazer uso da leitura e escrita. Chegando até o seu sonho almejado”, finaliza a delegada.

A alfabetização é um fator que impulsiona o exercício da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo, pois ela promove a socialização de um indivíduo e estabelece trocas simbólicas com outros indivíduos e que dá acesso a bens culturais e as facilidades oferecidas pelas instituições sociais.

O incentivo à leitura pode iniciar desde cedo, por meio de imagens ilustrativas que chamam atenção de crianças que estão em processo de formação.

E aqui vai uma dica para quem quer ampliar conhecimentos e formas de conteúdos variados: conhecer o programa da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM), o programa “Delegado Legal” com mais de 10 anos de atividade em todo o Amazonas e alguns estados do Norte. Com temas abordados em sala de aula, que vão desde o combate ao uso de drogas, bullying, a violência contra crianças e adolescentes entre outros, com cartilha didática e informativa, e sempre a presença de um delegado de polícia ou policial, que possam abordar estes temas em forma de palestras que conduzem a proximidade entre autoridade policial e a comunidade, seja ela na forma de denuncia após as palestras ou do estreitamento social ao tentar conhecer a profissão da área da Lei.

Saiba mais sobre o “Delegado Legal”

O que é o “Delegado Legal”

Programa da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas – Adepol-AM –  que executa por meio de palestras de seus associados para crianças, jovens e adultos no âmbito educacional.

Onde atua

Escolas, universidades, entidades de classe e comunidade.

Objetivos

Promover ações preventivas por meio de palestras contra violência, combate ao uso de drogas, discriminação racial, bullying, dentre outros orientando a população em como denunciar ou ter acesso ao poder público. Distribuição de cartilha educativa sobre temas acima citados.

Alcance

Mais de 35 municípios atendidos; Mais de 50 escolas municipais na capital do Amazonas; Universidades; Mais de 200 mil alunos;

Breve Histórico

2010 –  criação pela Adepol-AM;

Idealizador –  Mário Jumbo Miranda Aufiero (Delegado de Polícia);

Indicação de prêmios

2015 e 2017 – Participação do Prêmio Innovare (categoria Justiça e Cidadania).

 

Maiores informações

Assessoria de Comunicação-Adepol-AM

(92) 3232-3962/ 98421-3802

imprensa.adepolam@gmail.com

imprensa@adepolam.org.br

Fone e Whats: (92) 99189-4271- Ariana Carvalho

(92) 99170-1058- Rafael Queiroz

(92) 98124-9659- Tatiana Sobreira

Facebook: @adepolam

Instagram: @adepolam

Twitter: @adepolam

Site: www.adepolam.org.br

#FortalecendoUniãoeCarreira