Trabalhar sobre pressão, sendo exposto a uma grande carga de estresse é a realidade de vários brasileiros do século XXI, ainda mais para aqueles que dedicam suas vidas à atividade policial, como é o caso do delegado Edney Marques, lotado no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Com uma carreira que exige tanto fisicamente, como psicologicamente dos profissionais, a Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) acompanhou a rotina do delegado Edney para entender como ele se prepara diariamente para manter a sua saúde mental e física mesmo tendo a responsabilidade de contribuir com a segurança da sociedade.

 

Há 17 anos exercendo a profissão de delegado de polícia, Edney Marques,42, encontra no karatê Kyokushin, a ajuda necessária para desempenhar o seu trabalho e manter sua saúde em dia. “A profissão de delegado de polícia é de muita responsabilidade, onde se lida com os problemas essenciais da população, e precisamos estar bem preparado psicologicamente e fisicamente, porque o delegado não atua somente na delegacia, mas faz trabalho externo”, disse o delegado.

 

A rotina do delegado Edney Marques é intensa e pode variar conforme o dia. Pela manhã até a tarde, atua como titular no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), depois vai para sua residência. “ Os meus dias variam conforme as situações, posso sair no horário estabelecido de expediente, como também não posso e mesmo assim, busco realizar atividade física e karatê três vezes na semana, porém para o Karatê estipulo um pouco mais te tempo, tendo a duração de uma hora e meia de intensos exercícios e combates”, informou Edney Marques.

(Delegado Edney Marques)

De acordo com a diretora em exercício do Departamento de Controle e Avaliação da Polícia Civil do Amazonas (DCA), a psicóloga Greicy Nobre Saint´Yves, aos delegados de polícia estão atuando no enfretamento de situações limites e muitas vezes necessitando de uma orientação. “Grande parte dos Delegados de Polícia que buscam o DCA, estão à procura de como podem ter o cuidado com sua saúde física e emocional, pois sobre eles, recai a representatividade e a responsabilidade da profissão, por serem os gestores das unidades policiais e que são cobrados por resultados satisfatórios na elucidação de crimes e delitos. Seja atuando na atividade meio (administrativo) ou na atividade fim (operacional) ”, informou a psicóloga.

(Psicologa Greycu Nobre)

Por ser uma profissão de risco, algumas autoridades policiais, não conseguem enfrentar certas situações do seu cotidiano e acabam buscando ajuda profissional no DCA. Os casos atendidos pelo setor, são atendidos de imediato.

“É realizado um atendimento psicológico em caráter emergencial, que objetiva acolher o ser humano no momento real de sua urgência, como uma possibilidade de organização e alívio da carga emocional acumulada diante das circunstâncias. Após sanada ou amenizada a ansiedade inicial, busca-se orientar e esclarecer ao Delegado a importância do cuidado com sua saúde psíquica e emocional, de forma que este profissional de segurança pública seja mobilizado a fazer adesão ao tratamento psicoterapêutico oferecido na instituição ou através das universidades parceiras. Também, o servidor poderá realizá-lo em local de seu interesse”, salientou a psicóloga Greice.

Segundo o delegado Edney Marques, no decorrer dos anos, não se abala tanto com ações realizadas. “Nunca procurei atendimento psicológico, mas já precisei. No decorrer dos anos a gente não fica tão abalado, mas quando tem caso envolvendo crianças, me deixam reflexivo e pensativo, pois hoje como pai, penso na minha família e filho. E depois de um dia exaustivo e difícil da profissão, nada melhor do que voltar para o seio da minha família”, comentou dr. Edney que achou no karatê o seu aliado de mente sã num corpo são.

“No Karatê consigo trabalhar minha mente, no decorrer no exercício, fazemos meditação e no combate, consigo desestressar e tornar o meu corpo e mente mais relaxado, para que outro dia de trabalho venha”, falou o delegado.

                                                                               

 

 

 

 

 

 (Karatê Kyokushin)

O usufruto da saúde e qualidade de vida aprimoram os serviços desempenhados pelos agentes de segurança pública, pois os mesmos potencializam suas condições emocionais para lidar com as situações de trabalho.

Confira algumas dicas práticas que você pode desenvolver no dia a dia

Algumas dicas que podem ser adotadas como hábitos e que contribuem na redução do estresse e doenças ocupacionais:

1- Exercícios diários são suficientes para liberar energia, reduzir a ansiedade e melhorar o humor;

2- Alimentação saudável, sem excessos de doces ou gorduras, ajuda o organismo a enfrentar as tensões do dia-a-dia;

3- Reservar tempo para praticar atividades que proporcionam prazer, como ouvir música, ler um livro ou adotar um hobby;

4- Tempo de qualidade com a família;

5- Conte os seus problemas. Mesmo que você acredite que ninguém possa resolver a questão, só o fato de verbalizar o que te angustia já é um alívio. Aprenda a perceber seus limites e não hesite em buscar ajuda quando necessária;

6- Se você trabalha muitas horas ao longo do dia, aprenda a dar pequenas pausas, cinco minutos que sejam, são fundamentais para evitar exaustão física e mental;

7- Desenvolva algum trabalho voluntário. Canalizar a energia para ajudar outras pessoas pode reduzir a tendência de supervalorizar os problemas pessoais ou de prestar demasiada atenção a si próprio.

Saiba mais sobre o Karatê

O karatê Kyokushin é praticado no Amazonas desde o começo da década de 70, ensinado pelo faixa preta Sensei Kazuteru Noguchi, que treinou milhares de alunos no Estado até seu falecimento em 2012. Sua primeira sede era na Joaquim Nabuco, antigo “sambão” e hoje a matriz situa-se na avenida Tarumã, centro, sob coordenação do Sensei Jalson Aquino, faixa preta 1º. Dan.

 

 

 

 

 

 

O kyokushin é reconhecido como o karatê mais forte do mundo pelos seu treinamento rigoroso e combates (kumitês) de contato (full contact).

Maiores informações pela página https://www.facebook.com/fakko.kyokushin

Galeria de Imagens

 

Ascom Adepol-AM