Escola Estadual Marechal Hermes abriu as portas para palestra do delegado João Victor Tayah

Imagens: Marcos Pinheiro e Raphael Sampaio / Adepol-AM

IMG_6825

Aproximadamente 250 estudantes da Escola Estadual Marechal Hermes, localizada no Conjunto Cophasa, bairro Nova Esperança, Zona Norte de Manaus, assistiram a palestra realizada pelo Delegado João Victor Tayah, na manhã desta quinta-feira. Parte do programa Delegado Legal, realizado pela Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas – Adepol-AM, a recepção dos jovens não poderia ser mais calorosa.

Em meio à euforia pela ação extraclasse, foram várias manifestações de curiosidade e interesse em tirar dúvidas com o delegado, sobre drogas, violência doméstica e contra a mulher. Com tanto interesse, não é difícil para alguns destes alunos entenderem que tantas perguntas podem vir de dentro da própria casa.

“Achei muito interessante o tema sobre as drogas, porque já haviam me chamado para usar e, na ocasião eu corri. Lembrei de um primo que foi preso por se envolver com drogas e outro que foi deserdado pelo próprio pai, por ser usuário. Mesmo depois de pedir desculpas para o pai dele, acabou voltando a usar tempos depois”, relata Katryne Jesus, 13 anos, aluna do 7o ano fundamental.

Foto: Raphael Sampaio

Katrine e a diretora Márcia Sueli: Exemplo em casa para não se envolver com as drogas.

Com uma abordagem dinâmica, a autoridade policial conseguiu atrair a atenção dos estudantes e se disse surpreso com a vontade de todos em participar. Foram tantos questionamentos que acabou não sendo possível responder a todos os interessados. Para garantir o retorno às dúvidas de cada um, o delegado João Victor disponibilizou o contato por meio de sua Fan Page no Facebook como forma de responder a todos.

“Foi um dia muito proveitoso por se tratar de um tema recorrente e parte do dia a dia da escola, como por exemplo a violência contra a mulher, que foi colocado como uma das prioridades pela diretora. Possivelmente será a primeira de outras visitas, já que fomos convidados a retornar para conversar com os alunos do ensino médio também”, relatou.

Foto: Raphael Sampaio / Adepol-AM

Delegado João Victor Tayah se animou com a participação maciça dos estudantes.

PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE

Para a diretora da escola, Márcia Sueli Santos, a presença de uma pessoa especializada tem a engrandecer o conhecimento dos alunos, que tem apenas as informações do meio em que vivem como referência sobre os temas abordados.

“O delegado soube ministrar essa palestra de forma      que todos os alunos quiseram fazer perguntas. Com certeza vão pedir amanhã para chama-lo de novo para outras palestras. Para a escola é super positivo”, destacou a gestora.

IMG_6897IMG_6880

Para o presidente da Adepol-AM, Mário Aufiero, esta é o principal motivo do programa. Por meio das palestras e ações do Delegado Legal, dezenas de milhares de alunos foram atendidos nos últimos 9 anos. E, se depender de Aufiero, muitas outras virão.

“Temos a felicidade de contribuir na formação dos nossos jovens, com o Delegado Legal, desde 2007. É um programa de segurança pública voltado para a prevenção, mostrando ao jovem que há opções fora da criminalidade e que ele pode ter um padrão de vida saudável para alcançar grandes vitórias no seu futuro”, ressaltou o presidente.