A Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) em parceria com a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) sob o comando da delegada Débora Mafra, realizaram na manhã desta terça feira (06/03) a cerimônia de abertura da Semana da Mulher 2018 com o tema “Ame a você mesma” na sede da delegacia especializada, oferecendo diversos serviços à população amazonense e com as apresentações das bandas de música dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil e da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM).

Apresentação dos fuzileiros navais da Marinha do Brasil

O evento “Ame a você mesma”  criado em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, contou com a presença de autoridades como Delegado Geral, Dr. Mariolino Brito, diretor do departamento de Polícia Metropolitana (DPM) Dr. Geraldo Eloi, secretário-executivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Amadeu Soares, que no evento representou o vice-governador e secretário da SSP-AM, Bosco Saraiva; Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Mauro Feire,  corregedora-geral do Sistema de Segurança Pública do Estado, delegada Íris Trevisan; entre outros.

Autoridades presentes (Foto: Erlon Rodrigues)

A semana da mulher da DECCM é um presente para população e tem o intuito de valorizar a mulher amazonense que já foi tão sofrida e que está se empoderando a cada dia mais, pois ver uma mulher feliz e se amando é o principal objetivo do evento. “Queremos que as mulheres sejam valorizadas na sociedade. Sabemos que ainda há negligência, pois só neste início de ano já realizamos mais de 2 mil Boletins de Ocorrências, fora as inúmeras denúncias que recebemos por semana. Entretanto, percebemos que as mulheres estão se empoderando e tendo mais coragem em denunciar e quanto mais mulheres denunciarem, menor será a violência doméstica”, salientou delegada Mafra.

Delegada Debora Mafra, títular da DECCM

Para o presidente da Adepol-AM, delegado Mário Aufiero, a nossa entidade sempre incentivou as promoções sociais, principalmente a semana da mulher que a cada ano trazemos um tema diferente para ser discutido nesta semana. “Cada vez mais verificamos que as mulheres estão cientes dos seus direitos, atentas para fazerem suas denúncias e reclamações junto a delegacia. A Adepol-AM se orgulha em participar em parceria com a DECCM, por meio da delegada Débora Mafra, que está fazendo um excelente trabalho à frente da delegacia especializada e vamos continuar dando todo apoio para promover ações como está, não só como a semana da mulher, mas também do policial, do idoso, da criança e adolescentes entre outro”, pontuou Aufiero.

O delegado-geral da Polícia Civil destacou a relevância das policiais civis e de todas as mulheres para a sociedade. “É de extrema importância o trabalho realizado pelas nossas delegadas, nossas escrivãs, investigadoras e todas as mulheres. Queremos dizer que é justo que se olhe e que se reconheça a importância da mulher no cenário do mundo. Elas são partes fundamentais, pois com a inteligência que as mulheres possuem, fazem um diferencial na construção de uma sociedade. Partem delas o início da vida”, ressaltou Mariolino Brito.

Delegado-geral da PCAM, Mariolino Brito (Foto: Erlon Rodrigues)

A Semana da Mulher teve início no dia 28/02 com atendimento na Carreta da Mulher, mas dede segunda-feira (5/3) até a próxima sexta-feira (9/3), no prédio da especializada vão está sendo oferecidos diferentes serviços voltados à população no local.

A dona de casa, Marilene Sampaio, 45, chegou cedo ao evento para garantir atendimento na Carreta da Mulher e ter um dia de beleza gratuito. “Este evento veio em uma boa hora, pois estava necessitando fazer o exame de mama e aproveitei que moro próximo para fazer meu exame e ficar linda para mim, fazendo unhas e cuidando da minha pele. Agradeço a delegada Débora que é uma querida por todos nós daqui do conjunto”, disse dona Marilene.

Confira os depoimentos dos delegados João Victor Tayah e Jander Mafra

“A Semana da Mulher é uma iniciativa louvável, que visa aproximar a Policia Civil da comunidade, num esforço de cumprir mais do que a tarefa meramente repressiva, para trabalhar a prevenção, o acolhimento e a orientação na proteção da mulher”, disse o delegado João Victor Tayah que na esteira desta vontade de dar uma atenção especial à mulher, nós da ADEPOL, em parceria com a DECCM, desejamos a todas as mulheres amazonenses muito amor e paz, ficando à disposição para nós fazermos presentes sempre que houver necessidade”, finalizou Tayah.

“É um evento que deve ser prestigiado por todas as mulheres, por mais que tenhamos leis neste pais, como a Lei Maria da Penha que ajuda muito as mulheres, nós precisamos conscientizar o público masculino e a sociedade em geral para esta questão da violência doméstica”, disse o delegado Jander Mafra que parabenizou a organização, por meio da dra. Débora Mafra e desejou muito sucesso e que consigam cada vez mais espaço na sociedade que já e todas”, disse o delegado Jander.

Programação

Até o dia 9 de março, das 8h às 14h, acontecerá atendimento jurídico pela Comissão OAB-Mulher, acadêmicos da Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam) e Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), além de atendimento psicossocial realizado pelo Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem). Já no dia 9 de março haverá emissão de Registro Geral (RG), pela equipe da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Ainda até sexta-feira, a Justiça Itinerante do TJAM, assim como nos dias 6 e 7, o ônibus da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) estará realizando serviços de divórcio, dissolução de união estável, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda de crianças e adolescentes, regulamentação do direito de visitas, abandono afetivo, inventário, partilha de bens, retificação de registro civil, curatela, dentre outros.

O atendimento na Carreta da Mulher, posicionada nas dependências da DECCM, teve início na última quarta-feira (28/2) e segue até o dia 7 de março. No local estão sendo realizadas ultrassons de abdômen total, abdômen superior, tireoide, vias urinárias, mamografia, transvaginal, obstétrica e preventivo ao público feminino, além da realização de ultrassom da próstata aos homens. Os serviços foram disponibilizados a partir de parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Galeria da Semana da Mulher 2018 “Ame a você mesma”

Fonte: Ascom Adepol-AM