Titular da DERFD em Manaus, Amazonas, delegado Guilherme Torres, falou da importância das apreensões

 

O delegado Guilherme Torres, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), explicou nesta terça-feira (20) sobre o aumento no registro de apreensões de armas no Amazonas.

No primeiro semestre as forças de Segurança do Estado retiraram das ruas aproximadamente 2 mil armamentos, de acordo com registro do Instituto de Criminalística.

Melhor que 2018

Este é o maior volume de armas apreendidas pelas polícias em um primeiro semestre desde 2014. Na comparação com o ano passado, o crescimento foi de 12%.

Com a retirada de armas das mãos de criminosos, as polícias Militar e Civil conseguem atacar crimes violentos como homicídios, latrocínios, os roubos, além do tráfico de drogas.

“Tirando a arma da mão de um assaltante, você consegue diminuir as chances de um cidadão de bem ser ferido ou até morto”, ressaltou Torres.

Ações da Polícia Militar no Amazonas

Responsável pelo patrulhamento das ruas, a Polícia Militar fez grande parte das apreensões por meio das Rocam e da Força Tática. Só a Força Tática apreendeu 182 armamentos.

“O batalhão bateu recorde histórico, sendo registradas 46 apreensões de arma de fogo, e o recorde até então, tinha sido dezembro de 2018 com 42 apreensões”, disse o major Igor Martins.

Já a Rocam apreendeu 317 armas de fogo, até julho, segundo balanço divulgado pela PM. No período, foram 144 revólveres, 80 pistolas, 84 espingardas, seis fuzis e três metralhadoras.

“É preciso ressaltar o papel da população, que tem entendido a responsabilidade dela e vem fazendo denúncias”, acentuou o Wener Vieira.

Denúncias ajudam Polícias

A população pode colaborar com o trabalho do sistema de segurança e desarmar esses bandos criminosos porque com as delações os agentes conseguem ter mais facilidade nas apreensões.

Denúncias anônimas podem ser feitas para o 181, o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia em todo o Estado.

 

Fotos: Divulgação