Com apenas três meses reativada, o posto policial integrado (PPI) do município de Cacau Pirêra, sob o comando da delegada de polícia civil e associada da Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM), Dra. Linda Glaucia, conseguiu diminuir em quase 100% o índice de criminalidade daquela localidade, tendo o apoio da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba.

No dia 16 de outubro de 2017 o posto policial de Cacau Pirêra, foi reativado e os servidores da polícia civil vêm realizando mais atividades direcionadas aos moradores do município.

De acordo com a delegada Linda Gláucia, titular do posto policial, o índice de criminalidade no Distrito de Cacau Pirêra tem diminuído significativamente desde a reativação da unidade, chamada de 31ª Anexo. “Houve uma redução de aproximadamente 100% dos casos de homicídio no município. De outubro do ano de 2017 até o momento, tivemos o registro de apenas dois casos dessa natureza de crime. Todos as ocorrências estão sendo elucidadas e remetidas à Justiça”, destacou.

A Dra. Linda Gláucia enfatizou, ainda, que a equipe da 31ª Anexo passará a atuar, também, nos rios, no combate ao tráfico de drogas, em parceria com o 31ª DIP e equipes da Delegacia Fluvial (Deflu). ”Vamos intensificar esses trabalhos nos rios combatendo os barrigas d’águas, que são aqueles indivíduos que praticam roubos nas comunidades e em lanchas”, explicou.

Segundo a delegada o posto também tem dado apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, representando à Justiça pedidos de medidas protetivas em benefício do público feminino que reside naquela região. Para o delegado Fábio Aly, titular da 31ª DIP de Iranduba, a importância de uma representação da delegacia no Distrito de Cacau Pirêra tem ajudado a solucionar os casos registrados naquela área do município.

“A partir da reativação da 31ª Anexo, no Distrito de Cacau Pirêra, as pessoas não precisam ir até o prédio da 31ª DIP, em Iranduba, para prestar depoimento e registrar boletins de ocorrência (BOs), por exemplo, facilitando, com isso, a vida dos moradores”, afirmou Aly.