Na noite de ontem, (13/01) sob a Coordenação do Delegado de Polícia, Dr. Ayslan Christennes Carvalho Marques e da Dra. Geórgia Cavalcanti, realizaram a “Operação Carnaval Manaus Segura” na Festa de Aniversário do Bairro Praça 14 de Janeiro, Bota Fora da UEA e no Esquenta do Bar Palafita (Bloco Cauxi Eletrizado), a operação faz parte do planejamento estratégico da Central Integrada de fiscalização (CIF) da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas e ocorrerá durante todo o período carnavalesco.

Os locais visitados pela equipe de comando integrado de fiscalização, contou com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Policia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Juizado da infância e juventude, Superintendência Municipal de Transporte Urbanos (SMTU) e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

Na operação realizada 50 pessoas foram abordadas, 32 veículos autuados, dois adolescentes abordados (orientação aos pais), além de verificação de licenças e autorização do CBMAM e orientação de segurança aos organizadores das bandas e blocos de carnavais.

O governador em exercício e Secretário de Segurança Pública do Estado do Amazonas, Bosco Saraiva, também participou da fiscalização. Bosco ressalta que a presença da polícia nas ruas, especialmente nos finais de semana, quando há uma grande movimentação nas localidades festivas, tem como foco o combate à venda de entorpecentes em Manaus.

“A partir da próxima semana nós vamos nos subdividir porque teremos uma grande programação de bandas ocorrendo na cidade, e nós já estaremos efetivamente dentro da quadra carnavalesca, o que requer que a gente redobre o esforço e esteja presente em todos esses eventos”, disse o governador em exercício.

De acordo com coordenador situacional do CIF, delegado Ayslan Christennes Carvalho Marques, os locais fiscalizados estavam em dias com suas autorizações e seguros. “A nossa função é evitar que ocorra qualquer atentado contra o cidadão que sai de casa para se divertir em blocos e bandas de carnavais, para isso estamos atuando preventivamente fiscalizando e o orientando os organizadores dos eventos até para que os comerciantes se regularizem também”, disse o coordenador situacional do CIF.

A Polícia Civil atuou com 50 policiais civis que fazem parte de diversos departamentos como Polícia Metropolitana, Polícia do Interior, Repressão do Crime Organizado, Investigação sobre Narcóticos, além das Delegacias Especializadas em Proteção à Criança e ao Adolescente e a Especializada em Crimes Contra a Mulher.

Segundo a coordenadora da gestão do CIF, Delegada Geórgia Cavalcanti, o objetivo da operação é garantir a segurança da população durante os festejos carnavalescos. “Nós estaremos presentes em todos os eventos carnavalescos de Manaus, resguardando e orientando os cidadãos”, enfatizou a delegada.

Pelas novas regras, os organizadores das bandas devem encaminhar os documentos de liberação do evento com 15 dias de antecedência ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para serem incluídos no portfólio de operações integradas do sistema de segurança.

Galeria da Operação Carnaval Manaus Segura

 

 

Ascom Adepol-AM