Divanilson Cavalcante deu detalhes da investigação sobre Darlei, conhecido como “Argentino”

Um pistoleiro de 19 anos que integra uma facção criminosa em Manaus foi preso por suspeita de pelo menos cinco homicídios na capital. Darlei Sales de Vasconcelos, o “Argentino”, é considerado de alta periculosidade e foi localizado após investigações integradas entre o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil, 1ª Seccional Sul, Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) e o Comando de Policiamento de Área (CPA) Sul.

O pistoleiro foi preso, em flagrante, na tarde da última segunda-feira (15/7), por volta das 17h30, no bairro Raiz, zona sul da cidade, por policiais militares da Força Tática, grupo especializado da Polícia Militar do Amazonas. O suspeito estava em posse de uma espingarda calibre 12 e quatro munições do mesmo calibre. Ele era investigado por envolvimento em assassinatos por pistolagem, tentativas de homicídios e tráfico de drogas.

Delegado George Gomes é diretor do DPM e também deu informações sobre a prisão de Darlei

“O que estamos apresentado é resultado de um trabalho integrado das Polícias Civil e Militar. Ressalto que a Polícia Civil, por meio da 1ª Seccional Sul, juntamente com os DIPs que participaram da ação policial, trabalhou efetivamente nas investigações deste caso. Já a Polícia Militar atuou na prisão do infrator”, esclareceu George Gomes, diretor do DPM da Polícia Civil.

Prisão

Darlei negou envolvimento com pistolagem e também com o tráfico de drogas em Manaus

Darlei foi preso com outros três indivíduos, em uma residência situada na rua Daniel Sevalho, bairro Raiz. Durante os trabalhos, os policiais militares apreenderam com o grupo uma espingarda calibre 12; duas pistolas, sendo uma calibre ponto 40 e outra 380, munições de calibre 12, ponto 40 e 380, além de um carro da montadora Chevrolet, modelo Onix, de cor branca.

“A Polícia Militar está atuando de forma integrada à Polícia Civil. Nossa equipe de inteligência fez a intervenção devida aos infratores. Após as prisões, os infratores foram apresentados e entregues à Polícia Civil para as devidas providências legais. A nossa estratégia é estar com a equipe de inteligência em campo, trabalhando junto com a comunidade”, relatou o comandante do CPA Sul, Leandro Benevides.

Coronel Leandro Benevides explicou sobre prisão do autor, após trabalho de inteligência da PM

Investigação

No 1º DIP, os policiais civis constataram que Darlei não deu o nome correto e conseguiram identificar que ele possuía um mandado de prisão temporária em nome dele, solicitado pelas equipes da DEHS, por envolvimento no homicídio de Jocta Gil da Silva Araújo, ocorrido no dia 30 de maio deste ano, no beco Orion, na rua São Benedito, bairro Aleixo, zona centro-sul da cidade.

“Já tínhamos o mandado de prisão temporária em nome dele, por esse crime cometido no bairro Aleixo, no final do mês de maio. Além desses, ‘Argentino’ está sendo investigado pela participação em outros homicídios ocorridos na capital. Ele iniciou a atividade criminosa com a venda de drogas e posteriormente passou a atuar em crimes de homicídio, principalmente como pistoleiro”, explicou Raphael Campos, delegado da DEHS.

Delegado Raphael Campos informou que DEHS já estava no encalço de Darlei

Outros crimes

O titular da 1ª Seccional Sul, delegado Divanilson Cavalcante, informou que, além desse homicídio investigado pela DEHS, Darlei é investigado por envolvimento em cinco homicídios e duas tentativas de homicídio, ocorridos entre os dias 11 e 15 de julho deste ano, em bairros da zona sul.

“O primeiro crime ocorreu no dia 11 deste mês, no bairro Petrópolis, com a morte de Patrick Wheyne Oliveira dos Santos. Na ocasião, o infrator efetuou disparos de arma de fogo na vítima, que veio a óbito. Ainda naquele mesmo dia, Darlei também foi o autor da morte de Tiago Carlos Prata de Oliveira, por volta das 19h, no bairro Morro da Liberdade. Já no último sábado (13/7), o infrator também participou da morte de Anderson Cordeiro Santarém, em via pública, no bairro do Crespo”, disse Cavalcante.

Procedimentos

Darlei foi autuado em flagrante por posse e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e falsidade ideológica. Além disso, o jovem foi indiciado pelo homicídio de Jocta. Ao término dos procedimentos cabíveis no prédio do 1º DIP, ele será levado para audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona sul. Posteriormente, será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), onde irá ficar à disposição da Justiça.

Divanilson Cavalcanti destacou que a Polícia Civil irá continuar os trabalhos investigativos em torno dos cinco homicídios e das duas tentativas de homicídio que Darlei está envolvido, com o intuito de identificar e prender todos os integrantes do grupo que participaram dos delitos.

FOTOS: Alailson Santos / PC-AM