O Programa Delegado Legal da Associação dos Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) realizou pela primeira vez uma palestra para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nesta última quinta-feira (28), às 19h na Escola Municipal Antônia Medeiros da Silva, localizada na Avenida Airton Sena, 80, bairro Tarumã, zona oeste. O programa tem como objetivo promover ações preventivas, sob as diversas formas de violência, juntos às escolas, entidades representativas, bem como a comunidade em geral.

Delegado Clodomir Vito Sobrinho

Delegado Clodomir Vito Sobrinho

Cerda de 100 adultos, entre 16 e 65 anos de idade, tiveram a oportunidade de conhecer o programa e ter um diálogo interativo com o delegado Clodomir Vito Sobrinho, acerca dos diversos temas como bullying, prevenção às drogas, violência, entre outros.

“Já sou palestrante do programa desde quando foi fundado e esta experiência é muito rica, pois passamos conhecimentos para crianças, adolescentes e agora adultos do EJA, que já tem um pouco de conhecimento sobre a causa que o Uso de Drogas para levar a suas vidas”, falou delegado Clodomir Vito Sobrinho.

Alunos escolhidos para representar o Delegado Legal na turma do EJA, Luiz e Fabiana

Para o aluno do EJA, Luiz Souza, 47, a palestra do Delegado Legal agrega muito valores e conhecimento para os alunos e a comunidade como todo. “ Muitas pessoas não têm conhecimento do que o uso incontrolável de drogas licitas e ilícitas podem causar no seu corpo e na sua vida. E os esclarecimentos que o delegado nos relata é a verdade e realidade de muitas pessoas que desconhecem, principalmente, os jovens”, informou o aluno.

Presidente da Adepol-AM e Coordenador do programa Delegado Legal, Mário Aufiero

De acordo com o Presidente da Adepol-AM e coordenador do programa, Delegado Mário Aufiero, destacou que essas abordagens são necessárias para coibir atos de violência e problemas sociais na vida de crianças e adultos.

“Diante do grande índice de violência envolvendo criança, mulheres e idosos o programa ‘Delegado Legal’ foi criado visando atender as reivindicações da sociedade no combate à proliferação de violência, com a finalidade de destacar a importância da Polícia Civil no trabalho preventivo e abordando temas diversos através de palestras dinâmicas e outras formas interventivas”, disse Aufiero.

Desde que foi criado em 2010, o programa “Delegado Legal” já alcançou mais de 200 mil crianças, com palestras informativas e atividades socioeducativas. As ações já chegaram em mais de 35 municípios com a distribuição de 350 mil cartilhas no Estado, por meio dos delegados.

CAMPANHA DE NATAL  

Pensando em levar alegria e confraternização com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, a Associação de Delegados de Polícia do Estado do Amazonas (Adepol-AM) realiza pela 1ª vez a Campanha “Natal do Delegado Legal” para doação de alimentos não perecíveis ao Abrigo Monte Sallem que atende, há 16 anos, crianças e adolescentes em risco social. A campanha ocorre até dia 20 de dezembro.

Os pontos de coletas da campanha são:

Adepol-AM

Avenida Mario Ypiranga, 1300, Adrianópolis.

Funcionamento Segunda à sexta das 08h às 15h

Detran

Av Mário Ypiranga Monteiro 2884, Parque 10 de novembro.

Funcionamento de Segunda à Sexta das 08h às 14h

Delegacia da Mulher

Av. Mário Ypiranga, 3395 – Parque Dez de Novembro.

Funcionamento em 24h