Delegado Legal chega em Lábrea com palestras socioeducativas

A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Amazonas (Adepol/AM) começou nesta terça-feira (19), a ministrar palestras para sensibilizar pais e responsáveis no Educandário Santa Rita, localizado no município de Lábrea (a 852 quilômetros de Manaus). A ação faz parte do Programa Delegado Legal que visa combater à proliferação de violência e destacar o papel da Polícia Civil no trabalho preventivo com as crianças e suas famílias. O programa atua em diversos municípios do Estado com distribuição de cartilhas educativas, palestras e outras atividades. Em Lábrea, o programa está sendo realizado pelo titular da 6ª Delegacia Regional, o delegado Clodomir Vito Sobrinho.

Segundo ele, a escola atende mais de 1.800 alunos entre crianças e adolescentes, sendo o maior contingencial de estudantes do município. Neste primeiro momento, as palestras estão sendo direcionadas aos pais e responsáveis com o objetivo de sensibilizá-los para a questão dos cuidados e atenção aos filhos devido ao problema de tráfico de drogas enfrentado na região.

“Constatamos que há uma grande incidência de jovens envolvidos com o tráfico e outros crimes no município o que gera uma preocupação para os órgãos públicos. As palestras servem como um tipo de conversa para alertar os pais e responsáveis sobre o que ocorre dentro e fora de casa. Com isso, criamos um laço de confiança com eles. Nos colocamos à disposição para tirar dúvidas ou até mesmo para conversar com o menor e, assim, tomar as medidas cabíveis”, disse Sobrinho.

Ainda segundo o delegado, alguns pais, por falta de informação ou até mesmo por medo de ameaças, acabam sendo coniventes com os menores e, por isso, as palestras são importantes. “Gostaríamos que eles pudessem fortalecer o diálogo com os filhos. A escola faz sua parte, mas é em casa que a atenção deve ser redobrada. Observar se estão chegando tarde em casa, se estão negligenciando os estudos. Há vários sinais que podem ser observados e, assim, ajudar essas crianças e adolescentes a seguirem outro rumo que não seja o caminho do crime”, alertou.

As palestras irão ocorrer durante toda a semana no Educandário Santa Rita. Neste primeiro momento serão voltadas para os pais e responsáveis dos alunos e, por fim, serão direcionadas aos jovens.

Operação integrada

Com início na semana passada, a operação foi determinada pelo secretário de Segurança e envolveu o Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) da Polícia Civil, policiais do Comando de Operações Especiais (COE), Força Tática, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Batalhão Ambiental, além dos servidores da Delegacia de Lábrea. Até o momento já foram registrados nove prisões e 18 adolescentes foram apreendidos.

 Situação em Lábrea

Tomada pelo tráfico de drogas, Lábrea se encontra em estado de alerta. No início de fevereiro, diversos patrimônios públicos foram alvo de ataque como incêndio aos carros de saúde e homicídios. Segundo o delegado Clodomir, por causa do tráfico de drogas, há um aumento significativo nos crimes na região. “Hoje estamos com 88 presos da delegacia. Falta pessoal para cuidar desses infratores. Todos os dias temos problemas relacionados à superlotação da unidade, além da rivalidade entre os detentos. Isso gera uma preocupação também para nossa equipe. Hoje temos apenas três policiais civis cuidando da delegacia”, alertou Sobrinho.

ADEPOL AM – FORTALECENDO A UNIÃO E CARREIRA!

Confira mais sobre Delegado Legal. Acessando AQUI!